RITAMARIA AGUIAR
Ritamaria Aguiar é musicoterapeuta, radialista, consultora do Centro de Vida Independente, do Jornal Superação e do Jornal Desafio de Hoje. Durante 10 anos exerceu os cargos de Presidente do Centro de Estudos da Sociedade Pestalozzi do Brasil e Coordenadora de Cursos, Documentação e Pesquisa. Trabalhou durante 8 anos em empresas onde desenvolvia estudos sobre musicoterapia com crianças e sons ambientais e trabalhadores. Nas Empresas ILVEM e Fix International foi professora do Curso Metodologia Intelectual nas áreas de Oratória/Comunicação, Leitura Dinâmica. Como voluntária, através da Ação Comunitária, realizou trabalhos com crianças e gestantes na Rocinha, Vila do João e Austim. Atualmente aposentada, dedica-se à divulgação da filosofia de autogerenciamento e coordena cursos nas áreas de Competência Social para o Trabalho, além de organizar Seminários, festivais e mesas redondas em diversos pontos do Brasil e de outros países. Possui especialização em deficiência mental e pós-graduação de comunicação social Recebeu moção da Assembléia Legislativa pelos serviços prestados às comunidades comunidades carentes e pela produção e apresentação do programa Nosso Tempo, da Rádio MEC. Desenvolve uma pesquisa sobre Auto Gerenciamento, Competência e Espiritualidade nas Empresas, no Brasil e EUA, junto à antropóloga Laurie Lathrop.
ESTHER NISENBAUM
Esther Nisenbaum tem uma vida profissional voltada para a Música. Formada pela Escola Nacional de Música da UFRJ, professora de piano pelo Conservatório Brasileiro de Música, tem desempenhado por muitos anos atividade ligada à expressão musical. É também formada em Direito. Na área da Musicoterapia, Esther é uma das pioneiras em nosso país. Fez parte de uma das primeiras turmas de musicoterapeuta a ser formar pelo Conservatório Brasileiro de Música, concluindo o Curso em 1977 (com defesa de tese em 1980).
Baseada em sua longa experiência profissional, sua prática clínica de atendimento musicoterápico é exercida com pessoas portadoras de problemas tais como: dependentes químicos (drogadição), distúrbios de conduta, linguagem, coordenação motora, de lateralidade, concentração, percepção, deficiências auditiva, física, mental vários casos de autismo, esquizofrenia, psicose maníaco-depressiva, inadaptação social.
Ressalta-se que a autora vem abrindo novos caminhos ao enfoque da Musicoterapia. Seus trabalhos são realizados por equipes multiprofissionais envolvendo psiquiatra, psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e da psicomotricidade, neurologista e psicanalista.
Esther tem feito palestras sobre temas de Musicoterapia, coordenado "encontros" e participado de foruns, seminários e congressos nas áreas de psiquiatria, deficientes físicos, fonaudiologia e psicopatologia da expressão.
É autora do livro "Prática da Musicoterapia" e de vários trabalhos sobre Musicoterapia publicados na Revista de Reabilitação, Clínica Pediátrica, Revista de Musicoterapia (na Argentina), Revista Brasileira de Musicoterapia (publicação da União Brasileira das Associações de Musicoterapia). Nos últimos anos, vem realizando diversos trabalhos no campo de Musicoterapia em conjunto com a musicoterapeuta Ritamaria Aguiar, sempre tendo como objetivo o movimento de portador de deficiência, o que culminou com a publicação deste livro : "Musicoterapia - Superando Fronteiras"
|