Leia o texto abaixo com atenção antes de nos enviar seu livro.


Para podermos oferecer um serviço editorial rápido e de qualidade para nossos autores, algumas regras básicas de formatação de texto devem ser respeitadas. Para isto, leia com atenção o texto abaixo.

Observação Importante: Os ítens abaixo começando por "ð" são OBRIGATÓRIOS para a editoração correta do livro e devem ser formatados pelo autor antes do envio da obra para a editora. Não nos responsabilizamos por erros contidos nos livros em conseqüência do não-cumprimento destes parâmetros. Para evitar problemas posteriores na editoração, leia toda sua obra antes de nos enviar e corrija a formatação para que fique de acordo com os padrões obrigatórios da editora (descritos abaixo e assinalados com "ð").


Formatação Padrão para o Texto


O livro deve ser escrito nas seguinte fontes:
Times New Roman (tamanho 11 ou 12) ou Arial (tamanho 10 ou 11).

Use apenas um tipo de letra em todo o texto e, de preferência, no mesmo tamanho. Tamanhos diferentes de fonte só devem ser usados em tabelas e gráficos, ou em notas, cabeçalhos e citações. O tamanho mínimo que uma letra pode ter, nestes casos, é 9 (para Times New Roman) ou 8 (para Arial).

O texto deve ser justificado. Para justificar o texto, ir em "formatar" ð "parágrafo" ð "recuos e espaçamentos" ð "alinhamento" ð escolher o item "justificado".

Lembre-se que o texto sairá preto e branco, portanto não use cores para realçar trechos do livro. Para dar maior ênfase a uma palavra ou trecho, use negrito ou itálico.

O recurso "sublinhado" deve ser usado apenas em palavras no meio do texto, mas não em longos trechos. Da mesma forma, caixa alta (palavras com todas as letras maiúsculas) só deve ser usada em trechos pequenos, palavras no meio do texto ou em títulos e subtítulos. Também evite longos parágrafos totalmente realçados em negrito ou itálico

De preferência, o texto não deve ter parágrafos (ao invés de parágrafo, apenas aperte a tecla "enter" e comece o texto normalmente no início da outra linha, mas sem apertar o "tab". O parágrafo será feito, com o tamanho exato para cada livro, na hora em que o texto for para a editoração.).

Tome cuidado para que só haja um espaço entre as palavras (cuidado para não digitar, por engano, dois ou mais espaços entre uma palavra e outra).

Os espaços devem vir sempre depois dos caracteres de pontuação (vírgula, ponto, dois pontos, exclamação, etc), e nunca antes. Exemplo: sim, sim - certo / não , não - errado / não ,não - errado.

No caso de utilizar aspas ou parênteses, o espaço deve ser externo (fora dos símbolos, como aqui) e não interno. Exemplo: ( errado ) errado; (certo) certo.

Tome cuidado para que o livro tenha sempre o mesmo padrão em todos os capítulos. Por exemplo: se uma citação é colocada em tamanho 9, centralizada, em itálico, então todas as citações devem ser da mesma forma. Outro exemplo: se o primeiro subtítulo estiver em negrito e caixa alta, então todos os subtítulos seguintes devem ter este mesmo padrão.

Tome muito cuidado com a numeração. Verifique se a numeração dos capítulos, títulos, subtítulos, itens, etc, não está errada (veja, por exemplo, se, sem querer, não colocou dois itens seguidos com o mesmo número ou, pelo contrário, "pulou" a numeração).

Não faça quebras de página.

Não fazer numeração automática.

Se quiser fazer itens em duas ou mais colunas, ou palavras com um espaço entre elas maior que o usual (um espaço), não dê vários espaços seguidos. Formate as palavras em colunas, utilizando o guia de colunas do Word. Por exemplo:

Para fazer um exercício com as seguintes palavras:
   casa       mesa      banho
roupa      arroz       feijão

No exemplo acima, as palavras estão com vários espaços entre elas. Se o texto ficar desta forma, na hora em que for editorado, as colunas (casa-roupa; mesa-arroz; banho-feijão) não ficarão alinhadas e será muito difícil consertá-las. O certo, então, para que as colunas fiquem alinhadas no livro, seria digitar as palavras uma embaixo da outra, depois selecioná-las, ir em "formatar" ð "colunas" ð e escolher o número de colunas (neste caso, 3). Ou seja, o texto ficaria assim:

casa
roupa
mesa
arroz
banho
feijão


E, depois de feita a formatação de colunas:

casa mesa banho
  roupa arroz feijão


O espaço entre as colunas pode ser ajustado colocando o cursor do mouse sobre uma das palavras e arrastando as margens das colunas na régua (que está localizada acima do texto).

Outra opção de formatação seria usar o recurso "tabelas" do Word. Para isto, assim como no exemplo anterior, digite as palavras uma embaixo da outra. Depois, vá até o botão "Tabela" ð "inserir tabela" ð escolha o número de colunas (neste caso, três) e o número de linhas (escolha "1", para que os itens fiquem um embaixo do outra dentro de cada coluna). Selecione os itens que deseja colocar na coluna 1, clique em "editar" ð "recortar" ð coloque o cursor dentro da coluna onde você deseja que o texto seja inserido ð clique em "editar" ð "colar". Repita a operação para as demais colunas.

Uma terceira opção seria fazer uma tabela no Excel e importá-la para o Word, sem bordas.

Quando quiser que uma linha comece em lugar deslocado da margem (mas que também não é igual ao parágrafo) não dê vários espaços seguidos. Para deslocar uma linha (ou várias), selecione o trecho que quer deslocar, vá até as setas que se localizam no início da régua superior e arraste-as com o mouse até onde desejar. Exemplo:


1 - Tópico 1
    1.2 - Tópico 2
         1.3 - Tópico 3

No caso do livro ser de poesias: Este é o único caso em que o livro pode ser feito com uma formatação diferente da já citada. Tanto pode utilizar outra letra que não seja Times New Roman nem Arial, quanto pode ter tamanhos de letras diferentes no mesmo texto (sem, no entanto, ultrapassar o limite mínimo para o tamanho da letra, que é, em geral, 9). O texto também não precisa estar justificado. No caso de utilizar uma fonte diferente do nosso padrão, por favor, mande por e-mail um arquivo com a respectiva letra.


Formatação Padrão para o Índice

Digite apenas os tópicos do índice, mas não as páginas (já que, após a editoração, a paginação será modificada). A paginação correta será feita pela editora.


Formatação Padrão para a Bibliografia


Toda bibliografia em livro segue o seguinte padrão para cada tópico: A linha começa com o último sobrenome do autor, em letra maiúscula, seguido do resto do nome, em letras maiúsculas e minúsculas. Depois, segue o nome do livro, em itálico (apenas a primeira letra do nome é em maiúscula. Exemplo: Vidas secas). Depois vem a cidade onde o livro foi editado, o nome da editora e ano em que foi editado. A primeira linha de cada tópico deve começar junto à margem (sem parágrafo) e, as seguintes, a partir da 5ª letra da primeira linha. Quando um autor tiver mais de um livro citado, os livros seguintes ao primeiro seguem com um risco no lugar do nome do autor (que significa: "mesmo autor"). Exemplo prático:

ANDRADE, Oswald de. Do pau-brasil à antropofagia e às utopias: manifestos, teses de concursos e ensaios. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978.
__________________ . Obras completas. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1972.


Formatação Padrão para o Gráficos, Tabelas e Imagens:


Os gráficos e tabelas deverão ser feitos no próprio Word ou no Excel (e depois importados para o Word).

As imagens deverão ser arquivos de Corel Drawn (*.cdr), JPEG (*.jpg), ou qualquer outro tipo de arquivo que possa ser aberto no Corel. - Qualquer gráfico, tabela ou imagem deve ter, no máximo, 10 cm de altura e 17 cm de comprimento (10 X 17 cm), para um livro tamanho padrão (A5). Para livros de tamanhos diferentes ao padrão, as medidas-limite das imagens deverão ser combinadas com a editora.


Atenção!


Se, após a revisão, o autor resolver enviar um novo arquivo (livro) em substituição ao antigo, será cobrada uma nova taxa de revisão. (A revisão do livro começará logo após sua aprovação e pagamento do autor.)

Não será feita inclusão ou exclusão de textos ou imagens no livro após sua editoração. Após a editoração, serão corrigidos apenas eventuais erros de gramática, digitação ou erros de editoração cometidos pela editora. Caso o autor queira modificar trechos do livro ou alterar sua formatação, será cobrada uma segunda taxa de editoração, no valor de R$ 100. (A editoração/formatação do livro pela editora começará imediatamente após a revisão.)

Lembre-se que a editoração do livro será baseada na formatação do arquivo enviado pelo autor, portanto, tome cuidado para que a formatação do seu texto esteja de acordo com o que deseja. Por exemplo: se, em um livro de poesias, o autor formatar algumas poesias centralizadas na página e outras alinhadas à esquerda, estas poesias sairão exatamente da mesma forma na edição final do livro, e não poderão ser modificadas posteriormente (apenas com pagamento de uma segunda taxa de editoração). Seguindo, ainda, o mesmo exemplo, se o autor desejar que todas as poesias sejam centralizadas, deverá comunicar isto à editora antes do início da revisão.

Caso seu livro esteja dividido em vários arquivos, favor reunir todos os arquivos em um só (na ordem certa em que devem aparecer no livro) antes de enviá-lo.